O curso ‘Português para Estrangeiros’ destina-se a um público heterogéneo, que pretenda aprofundar e aperfeiçoar os seus conhecimentos da língua portuguesa (de nível B2), e desenvolver várias competências simultaneamente: a competência linguística, a social, a intercultural e a reflexiva no país de acolhimento. A metodologia ensino-aprendizagem inclui várias componentes, nomeadamente a língua, a imersão total, a cultura do país de acolhimento, o conteúdo e a escrita reflexiva. O curso está dividido em três módulos: Língua Portuguesa, Conteúdo e Escrita Reflexiva.
Pré-requisitos
Nível de conhecimento da língua portuguesa B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas
Língua (nível C1)
Objetivos e competências
Este curso destina-se a um público heterogéneo que pretenda aprofundar e aperfeiçoar os seus conhecimentos da língua portuguesa (de nível B2), ampliando o léxico e o domínio de certos usos e construções gramaticais e discursivas de maior complexidade.
Privilegiam-se abordagens interculturais que perspetivem o ensino e a aprendizagem como um meio de conhecimento do outro e, simultaneamente, de si próprio. O ensino e a aprendizagem têm como finalidade a promoção da língua e da cultura portuguesas e a progressiva construção de uma consciência plurilingue e pluricultural.
No final do curso, os aprendentes devem ser capazes de comunicar, oralmente e por escrito, com fluência, de forma organizada e bem estruturada, dominando mecanismos de coesão do discurso. Espera-se que sejam capazes de compreender textos longos e complexos, identificando sentidos implícitos. Devem ser capazes de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Devem ainda ser capazes de ler e interpretar de forma crítica textos literários e não literários, reconhecendo expressões idiomáticas e referências culturais.
Conteúdos temáticos
. Conhecer-se melhor/Ser português/A língua portuguesa no mundo
. Expressões idiomáticas, provérbios e ditados populares
. Costumes, tradições e produtos típicos
. Sociedade de consumo
. Saúde/Gastronomia
. No trabalho
. Realidade ou utopia
. Meios de comunicação
. Os novos media
. Relações pessoais e interpessoais/Interculturalidade
. Turismo: férias, épocas e viagens
. Portugal e a União Europeia
. Portugal e os PALOP
. Literatura portuguesa contemporânea
Referências bibliográficas
COIMBRA, Isabel e Olga Mata Coimbra (2012) Gramática ativa 2. (Níveis B2+/B2/C1). 3ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Lidel.
ROSA, Leonel Melo (2011) Vamos lá continuar! Explicações e exercícios de gramática e vocabulário. Níveis intermédio e avançado. (Níveis B1, B2 e C1). 2ª edição revista. Lisboa: Lidel.
TAVARES, Ana e Marina Tavares (2012) Avançar em português. (Nível B2) (Inclui CD áudio). Lisboa: Lidel
SESSÕES CONTEÚDO
Objetivos e Competências
Os objetivos específicos das sessões Conteúdo são: desenvolver o estudo de designações e conceitos no âmbito das várias vertentes do fenómeno migratório e da mobilidade, com enfoque nas migrações portuguesas, e nos temas das Artes, História, Gastronomia, Tradições, numa abordagem intertextual e interdisciplinar.
As Competências genéricas são comunicar, compreender e produzir textos em língua portuguesa, tanto em contextos sociais, como profissionais; e Adotar a atitude introspetiva e reflexiva tendo em conta a realidade social e económica da comunicação intercultural.
Conteúdos Temáticos
- Migrações
1.1. Mobilidade(s).
1.2. Portugal – país de migrações.
1.3. Migrações portuguesas – da emigração à imigração.
1.4. Migrações & Gastronomia – dos lugares e dos sabores.
1.5. Artes & Migrações – dos sons, das palavras e das imagens.
1.6. A Diáspora Portuguesa na América do Norte – Canadá e Estados Unidos.
Bibliografia
Patim, I. (2014) Migrações. Componente Conteúdo da UL Português para Estrangeiros – Metodologia EUFICCS. Universidade Fernando Pessoa, Disponível na UFP-UV, Disponível na UFPUV.
SESSÕES ESCRITA REFLEXIVA
Objetivos e Competências
Os objetivo específicos de RW são: desenvolver as dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais da competência intercultural através da escrita reflexiva focalizada em temas do mundo contemporâneo.
No final do curso, os aprendentes devem ser capazes de comunicar, oralmente e por escrito, com fluência, de forma organizada e bem estruturada, dominando mecanismos de coesão do discurso. Devem ser capazes de ler e interpretar de forma crítica textos literários e não literários, reconhecendo expressões idiomáticas e referências culturais. Devem ser capazes de escrever textos reflexivos em língua portuguesa, usando o vocabulário e as estruturas gramaticais adequados aos níveis B2 / C1.
Conteúdos Temáticos
- Escrita reflexiva: o papel da escrita e da leitura na construção de sentido
- Preconceitos e pressupostos: um olhar sobre a realidade
- Sensibilidade intercultural e reflexão ética
- Temas do nosso mundo: paz, privacidade e meios de comunicação social /digital
- O mundo em movimento: onde fica a nossa casa?
- Deliberação sobre temas propostos
Metodologia de Ensino-Aprendizagem
O curso ‘Português para Estrangeiros’ usa a metodologia de ensino-aprendizagem de idiomas EUFICCS (European Use ofFull-Immersion, Culture, Content, Serviceapproach for LanguageLearning) / Uso Europeu de Imersão Total para Aprendizagem de Língua, Cultura, Conteúdo e Abordagem de Serviço) que promove a avaliação contínua e a frequência das sessões ‘Língua’, ‘Conteúdo’ e ‘Escrita Reflexiva’. A metodologia inclui exposição teórica, pesquisa, promoção das atividades de leitura, escrita e fala em Português, debates temáticos e reflexões críticas. Nas sessões ‘Conteúdo’ a metodologia é ‘Non-level’, no âmbito do método de ensino-aprendizagem de idiomas EUFICCS (Ver: http://www.euficcs.eu/homepage-pt/).
Sistema de Avaliação
A avaliação de conhecimentos nas sessões Conteúdo resulta da realização de várias fichas de trabalho, produção oral e escrita presencial, investigação autónoma e relato de atividades de âmbito linguístico e cultural fora da sala de aula. A avaliação nas sessões de Escrita Reflexiva baseia-se nos textos escritos todas as semanas, bem como na participação nas atividades de reflexão e de debate em sala de aula.