QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
“Quadrilha” poema de Carlos Drummond de Andrade from GRI UFP on Vimeo.
Poema: Quadrilha, Carlos Drummond de Andrade (completo).
Tecnologia: tinta comum de jacto de tinta, pigmento termocromático e fotocromático (materiais reactivos).
Técnicas: impressão digital e pintura manual.
Tipografia: Helvética, Herculanum, Times, Iowan Old Style, Marion e Hobo Std Medium-
Autor: Francisco Mesquita
Explicação técnica
Este trabalho tem dois tipos de pigmentos reactivos: termocromático e fotocromático, que reagem respectivamente à temperatura e aos raios ultravioletas.
No caso dos pigmentos termocromáticos a uma temperatura igual ou inferior a 24ºC o pigmento mantém a cor de base. Porém, à medida que a temperatura aumenta, entre os 24ºC e os 33ºC, existe uma descoloração progressiva. Quando se atinge os 33ºC a cor desaparece totalmente.
Nos pigmentos fotocromáticos, o comportamento da cor em análise está directamente relacionado com a presença ou ausência dos raios UV. Estes pigmentos reagem à incidência dos raios UV, evidenciando determinada cor, neste caso ciano. Em caso da não existência de raios UV a cor não se manifesta.
Em ambos os caso o processo é reversível. Ou seja, à medida que se deixam de verificar as condições referidas, o pigmento vai retomando a sua cor de “estado” normal.
Considerações sobre o cartaz camaleónico
O cartaz camaleónico quando exposto em ambiente interior implica a existência de uma fonte de calor – a exemplo de um secador de cabelo – e, no presente caso, a entrada de raios ultravioletas através de uma janela, para que o receptor possa interagir com a obra.
As mudanças do cartaz camaleónico são lentas, quando comparadas com a velocidade da imagem fílmica, permitindo uma análise de cada momento, “fotograma”, que não acontece na narrativa anterior. A interação física com o cartaz, para a qual o receptor é convidado, reforça o carácter fundamentalmente contemplativo que pensamos estar associado à abordagem fílmica.
Decorrente da ação não contemplativa a que apela o cartaz camaleónico, abrem-se vários espaços dentro do próprio cartaz que cada espectador pode descobrir e que, inclusive, podem remeter para espaços individuais, no sentido da Obra Aberta de Eco.