Objetivos gerais:
- Conferir competência aos discentes para planearem e executarem todas as etapas de um processo de investigação em Ciências Humanas
- Conferir aos discentes o domínio dos vários métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais e a necessária competência para a aplicação dos mesmos.
Conteúdo programático:
- O processo de investigação
- Os conceitos elementares
- As etapas do processo de investigação
- A Observação
- O conceito
- Os diferentes tipos de observação e seus objetivos
- As vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de observação.
- A aplicação dos diferentes tipos de observação
- A Entrevista
3.1. O conceito
3.2 Os diferentes tipos de entrevista e seus objetivos
3.3.A preparação e a condução da entrevista
3.4. A análise de conteúdo
- A História de vida
4.1. O conceito e as tendências
4.2. Tipos de História de Vida
4.3. A preparação e a realização da História de Vida
4.4. A análise de conteúdo
- O inquérito por questionário
5.1. O conceito
5.2. Os objectivos
5.3. A elaboração e a administração
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Foddy, W. (1996). Como perguntar, Oeiras: Celta Editora.
Giglione, R. e Matalon, B. (1993). O inquérito. Teoria e prática, Oeiras: Celta Editora.
Gil, A. (1989). Métodos e técnicas de Pesquisa Social, São Paulo: Editora Atlas.
Hammersley, M. (1994). Etnografia. Métodos de investigación, Barcelona, Ediciones Paidos.
Hill, M. e Hill, A. (2000). Investigação por questionário, Lisboa: Edições Sílabo.
Marconi, M. e Lakatos, E. (1990). Técnicas de Pesquisa, São Paulo: Editora Atlas.
Moreira, C. (1994). Planeamento e estratégias da investigação social, Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Poirier, J. (1995). História de Vida. Oeiras: Celta Editora.